0

NÃO JOGUE O BEBÊ FORA JUNTO COM A ÁGUA DO BANHO

Talvez você já tenha ouvido falar nessa expressão.

Ela tem origem na Idade Média quando os banhos eram tomados em uma única tina. Cabia ao chefe da família tomar o primeiro banho com a água limpa e depois, sucessivamente e no mesmo local, os demais participantes, por faixa etária, iam se sucedendo em sua “higiene” pessoal. Os bebês eram os últimos da fila. Você deve imaginar como estava à água da tina nesse momento que, de tão suja era possível, “perder” um bebê dentro dela.

Vem dai a expressão em inglês. “don`t throw the baby out with the bath water” que foi adotada pelo senso comum com o significado que você não deve rejeitar uma coisa boa devido a contaminação ou sujeira que encontra no seu entorno.

Está aí uma daquelas lições que vem de tão longe, mas não poderia ser mais atual. Sabedoria pura.

O diálogo de surdos é uma figura que caracteriza muito bem o atual contexto social que vivemos. O maniqueísmo que assola nossa sociedade, potencializado pelas redes sociais, faz com que, para muitos, só exista o preto e o branco. O cinza, nem pensar.

O que vale é a sua opinião e não existe abertura para, sequer, dar a oportunidade para um ponto de vista alternativo.

As posições ideológicas recrudescem essa situação inserindo um elemento radical em todas as proposições.

É evidente que temos que você deve defender suas posições. É evidente que não pode aceitar sem criticismo qualquer opinião emitida por qualquer interlocutor. Porém, também é evidente que a sociedade se constrói no adverso. É da mistura de opiniões, raças, credos e de toda diversidade existente em uma comunidade que emergem as melhores discussões.

Fique atento. Se prepare. Adquira muito conhecimento. Esteja aberto a todos os pontos de vista e, sobretudo, não jogue o bebê fora junto com a água de banho.

0 Responses to “NÃO JOGUE O BEBÊ FORA JUNTO COM A ÁGUA DO BANHO”


  • No Comments

Leave a Reply