fbpx

Artigos

O novo modelo de segurança pública

Ninguém tem dúvidas que um dos temas mais relevantes para a evolução e proteção da sociedade atualmente seja a questão da segurança pública.

As soluções divulgadas pelos Governos obedecem a um receituário já conhecido: mais recursos, policiamento ostensivo e toda sorte de ações já conhecidas e desacreditadas.

Por trás da ineficiência de todas as ações, além da incompetência generalizada de nossos governantes,  inaptos em fazer o básico, reside uma perspectiva essencial pouco reconhecida e discutida pelo público em geral: o desafio óbvio da incapacidade da gestão é fruto de uma sociedade em transformação onde as receitas tradicionais já não trazem os mesmos resultados.

A tecnologia tem transformado de forma marcante a sociedade e os negócios em geral. Nossos governantes – da mesma forma que muitos líderes corporativos – não têm parca ideia do potencial e possibilidades geradas nesse novo ambiente.

Os casos de adoção tecnológica com sucesso em todo mundo mostram todo potencial – e os desafios – de aliar modelos tradicionais de intervenção com novas soluções.

Uma das startups mais valiosas do mundo, atualmente, é a Palantir, que não é tão conhecida por essas bandas.

Fundada em 2004 por Peter Thiel, cofundador do PayPal, a empresa foi criada com a missão de prevenir ações terroristas nos Estados Unidos por meio da integração de diversas bases de dados que geram informações que contribuem para desvendar conexões criminosas.

A empresa é fruto das reflexões pós-atentado de 11 de setembro de 2001.

Com o tempo, seu foco migrou para a segurança pública e seus principais clientes, atualmente, são a CIA (Agência de Segurança Americana que também é investidora indireta do negócio por meio de um de seus fundos de investimento), o FBI, o Corpo de Fuzileiros Navais, a Força Aérea dentre outros órgãos públicos americanos.

A efetividade da ação de identificação de crimes e criminosos por meio do cruzamento de informações provenientes de diversas bases de dados, sobretudo as financeiras, é evidente.

Com o nível de informatização atual é inexequível não rastrear a esmagadora maioria dos recursos provenientes de atos ilícitos como os provenientes de tráfico de drogas, roubos, crimes de colarinho branco, desvios e outras contravenções.

Como não poderia ser diferente, a maior parte dos milhares de colaboradores da startup, que tem valor de mercado de cerca de U$ 20 bilhões, são cientistas de dados, engenheiros e profissionais que dominam tecnologia.

Esse conhecimento está integrado àqueles tradicionais oriundos da segurança pública e, juntos, formam um novo repositório de conhecimento aplicado à missão de prevenir e identificar crimes.

Não é só de soluções sofisticadas, disruptivas, no entanto, que esse universo tem prosperado. Aqui no Brasil, iniciativas simples que envolvem o uso de tecnologia tem gerado resultados expressivos.

A Secretária da Segurança Pública de São Paulo reportou que em 2017 a taxa de recuperação de veículos no centro expandido da cidade foi de 87%. Um dos principais motivos desse resultado foi à implantação do Detecta em 2015 (o outro foi à promulgação da nova Lei dos Desmanches).

O Detecta é um sistema de rastreamento de placas de automóveis realizado junto aos radares de trânsito. Por meio do cruzamento de dados, o sistema já é notificado do carro roubado e envia essa informação ao conjunto de radares que, ao identificar a placa desses automóveis, informa os órgãos competentes que partem em busca de sua recuperação.

Uma solução simples de cruzamento de dados permite um resultado extraordinário.

Outros projetos já em implantação em cidades do litoral de São Paulo utilizam outra tecnologia que tem potencial de transformar a segurança pública e privada: a internet das coisas.

As mais recentes Parcerias Público Privadas (PPP) de implantação de redes de energia pública em alguns municípios de São Paulo já contemplam em seus editais a utilização de sensores de áudio junto aos sistemas de iluminação que capturam sons relacionados a crimes como tiros e notificam as centrais policiais instantaneamente.

Com isso, a identificação de possíveis atos criminosos acontece em tempo real gerando mais assertividade para as equipes de campo.

Exemplos como esse se multiplicam e mostram que é mandatório que seja realizado um esforço estratégico na integração da tecnologia com os tradicionais modelos de gestão de segurança pública.

A questão que assusta é: será que os líderes públicos no Brasil têm a visão da relevância desse tema?

Ou ainda pior: será que temos, nos quadros estatais, profissionais habilitados para realizar essa tarefa?

Para a execução com êxito de um projeto que integra a tecnologia ao modelo tradicional de segurança, é requerido o desenvolvimento de conhecimento multidisciplinar que envolva as diversas frentes de expertise.

No caso, é o alinhamento do repertório clássico sobre segurança e tudo que ele envolve com o domínio de novas soluções tecnológicas.

Arrisco a afirmar que aqui está localizado um dos principais nós a ser desatado para recuperarmos, pelo menos um pouco, da sensação de estabilidade e segurança em nosso país.

Para apimentar ainda mais essa reflexão, existem os riscos provenientes da subestimação da evolução da gestão das informações em uma sociedade cada vez mais conectada.

Basta vermos a polêmica em torno do vazamento de informações do Facebook que atinge nossa realidade local.

A badalada Palantir esteve, recentemente, sob os holofotes da mídia e dos órgãos de regulação americano por sua controversa relação com a prefeitura de New Orleans que não divulgou um acordo que vigorava desde 2012 para a implantação de um sistema de policiamento preditivo na cidade.

A comparação com o filme Minority Report não é mera coincidência. As controvérsias a respeito das consequências dessa ação também não são.

Até mesmo a bem sucedida ação da polícia paulistana não sai ilesa dessa reflexão.

O roubo de carros diminuiu no centro expandido de São Paulo, porém migrou para a periferia.

Se não houver uma ação orquestrada que envolva todos os agentes envolvidos, a tendência é que aconteça um avanço ainda maior do crime nas áreas menos favorecidas.

Soluções pontuais não resolverão o problema.

A sociedade passa por uma transformação intensa que impacta todos os seus agentes. Ninguém e nenhuma instância estão ilesos de sua influência. A principal protagonista dessa transformação é a tecnologia que avança exponencialmente na mesma medida que seus custos de implantação diminuem e tornam-se mais acessíveis.

Não estamos preparados a lidar com essa nova realidade que envolve, sobretudo, a adoção de um novo sistema de pensamentos que alia, ao conhecimento tradicional, novas perspectivas e modelos.

Enquanto os principais líderes não entenderem esse processo de mudanças e continuarem adotando as mesmas e inefetivas soluções para lidarem com problemas complexos como o da segurança pública, já sabemos os resultados.

Está mais do que na hora de uma ruptura no sistema de pensamento vigente.

É o momento de que mais riscos sejam assumidos com posturas mais ousadas e inteligentes de quem está à frente da demanda mais importante, hoje, em nossa realidade: a segurança pública.

Desconfio que esses dois adjetivos – ousadia e inteligência – estão em falta nos gabinetes de nossos governantes.

 

 

 

 

 

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por