segunda-feira, dezembro 11, 2017

Recentemente apresentei uma palestra à liderança comercial da Medley, empresa que atua no setor farmacêutico, líder no negócio de medicamentos genéricos no Brasil, e ouvi essa sentença do Gerson de Souza, Diretor de Vendas da organização. Gostei muito dessa metáfora que tem estreita relação com o momento atual.
Minhas conversas junto a profissionais de diversos setores apontam que o ano começou muito bem e as coisas andam para lá de promissoras. Parece que teremos mesmo um grande ano a despeito das eleições. É natural que em situações como essa a área comercial dê uma certa relaxada, já que o mercado está aquecido e as vendas estão vindo. Pois aqui é que reside nosso maior risco.
É justamente agora a hora de refletirmos sobre a excelência de nossa ação comercial, pois temos espaço e oportunidade para isso. Quando as vendas se tornam mais escassas e o mercado está mais complexo temos pouco espaço para investir no aumento de nossa capacidade de vendas. Nesses casos toda a energia orienta-se para buscar novas vendas, custe o esforço que custar.
Momentos como o atual são propícios para analisarmos quais são as atitudes que podemos adotar que nos fazem melhor, quais são os processos que devem ser incrementados, quais são aqueles que devem ser abandonados, enfim, quais são os passos para podermos ser melhores profissionais e termos um sistema comercial mais eficiente e eficaz.
Sugiro realizarmos uma auditoria de todo nosso processo comercial. Essa auditoria tanto pode acontecer no âmbito pessoal, quando eu avalio o perfil de minha própria ação, quanto no âmbito corporativo, onde avalio todo o sistema comercial da companhia onde atuo. Idealmente ela deve acontecer nas 2 esferas.
Como dizia Andy Grove, fundador da Intel, nos dias atuais só os paranóicos sobrevivem. Não temos mais condições de ‘baixar nossa guarda’. Para sermos bem sucedidos devemos constantemente estar avaliando nossa ação e refletindo como podemos ser melhores. Só assim conseguimos um posicionamento que nos habilita a sermos vencedores hoje e sempre.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

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