fbpx

Artigos

O leitor Cristian Duarte me enviou uma questão cuja resposta resolvi compartilhar com todos no Blog: Quais os caminhos para ser um vendedor de sucesso?

PERGUNTA DO LEITOR CRISTIAN DUARTE

Bom dia Sandro !

Leio com frequência seu blog, e em breve pretendo ler seu livro.
Por favor, preciso de sua opinião.
Eu tenho 32 anos de idade, e comecei minha carreira em vendas com 30. Ainda não possuo nível superior, mas a empresa que trabalho está me dando ótimas oportunidades, pois já atendo grandes varejistas, sendo algumas multinacionais que atuam no Brasil.
Meu sonho é me tornar um profissional de alto nível, um verdadeiro vendedor.
Existe possibilidade, com minha idade, de construir uma carreira de sucesso em vendas?
Qual caminho você escolheria, para chegar num nível de alta empregabilidade na área de vendas?
Em termos de qualificação , o que sugere? (obs: Por enquanto minha condição financeira ainda não permite altos investimentos em educação)
Por favor, me responda quando puder, pois preciso de informações de alguém que atingiu o ponto máximo na carreira, e aproveito para parabenizá-lo pelos seus êxitos.

Grande abraço!

Cristian Duarte

MINHA RESPOSTA

Cristian,

Obrigado por sua mensagem e por acompanhar meu trabalho.

Estou convicto que é possível você ser bem sucedido em vendas com sua idade. Na realidade creio que é possível ser bem sucedido em qualquer profissão a despeito da idade. Basta verificarmos na história profissionais e empreendedores que prosperaram já com idades bem mais avançadas que a sua.
O que faz toda diferença do mundo e pavimenta os caminhos para ser um vencedor, em minha opinião, é quando encontramos nossa real vocação. Ao longo de minha experiência tenho me deparado com indivíduos que passaram por verdadeiras transformações pessoais à partir do momento que encontraram a atividade que realmente lhes faz feliz e realizados.
Nesse sentido, se você encontrou em vendas sua real vocação, siga em frente, pois lhe asseguro que o primeiro passo você já deu.
Aliado a vocação, outro aspecto fundamental para a prosperidade é atitude. O fato de estar buscando aprimorar-se e ser melhor já demonstra que nesse aspecto você também deu um passo adiante.
Como comento no artigo "Quais são os requisitos para ser um gestor de sucesso atualmente" uma atitude-chave rumo ao crescimento profissional e pessoal é a inquietude perante o conhecimento. É necessário termos uma atitude absolutamente proativa buscando aprender em todas as oportunidades disponíveis. Para isso, minha sugestão é aliar o processo formal com o acesso ao conhecimento estruturado por meio da realização de cursos, seminários etc com um processo informal lendo muito tanto em livros de negócios quanto em revistas. Outra fonte importante, porém que demanda cautela no filtro é a internet. Você tem hoje diversos sites que pode consultar que trazem referências importantes para aprender como o site da HSM (www.hsm.com.br), meu blog e diversos outros especialistas de valor em diversos assuntos.
Assim que você tiver a possibilidade sugiro finalizar seu curso superior e buscar, a partir daí, outras especializações. Coloque essa meta como sua principal prioridade, pois para você crescer profissionalmente essa formação será inevitável. Atualmente você tem disponível excelentes opções com diversos níveis de investimento e possibilidades de financiamento. Faça um planejamento, pesquise as opções e finalize seu curso superior. Só não perca seu tempo fazendo uma faculdade apenas pelo diploma. Aproveite a oportunidade para aprender, pesquisar outras áreas do conhecimento e conhecer pessoas que podem ser importantes para sua evolução profissional.
A resposta a sua questão é complexa e daria para escrevermos um livro com essas referências, porém creio que a sua essência reside justamente na forma como você finaliza sua mensagem ao me elogiar comentando que gostaria de aprender com quem atingiu o ponto máximo de sua carreira. O momento em que acreditamos que chegamos ao ápice e que não há mais ponto de evolução é o começo do fim. Ter a real dimensão de nossa posição e da necessidade de nos comprometermos com nossa evolução contínua tanto pessoal quanto profissionalmente é a força motriz de nosso crescimento. Por isso que não podemos parar de aprender nunca.
Pelo tom de sua mensagem acredito que você está no caminho certo e está iniciando uma carreira que tem tudo para ser muito bem sucedida.
Espero ter contribuído com sua reflexão. De qualquer forma, conte comigo por aqui. Estou à disposição.

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por