segunda-feira, dezembro 11, 2017

Esse é o título do último insight do meu livro com José Salibi Neto, o “Movidos por Ideias”. Resolvi retomar a essência do conteúdo desse capítulo ao elaborar esse artigo para compartilhar com o leitor um de meus principais receios na atualidade.

Explico melhor essa preocupação. O atual ambiente de negócios no Brasil passa por uma efervescência e um dinamismo inéditos. Os negócios estão aquecidos, o mercado de trabalho está aquecido e tudo acontece com uma velocidade incrível. Inegavelmente estamos diante de uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, porém, sem querer colocar água nessa fervura, é necessário estarmos atentos a todo esse processo e retomarmos a ensinamentos essenciais para não perdermos a perspectiva do todo.

Não devemos nos iludir com a abundância de recursos e negócios que tem caracterizado boa parte dos negócios atualmente. Devemos aproveitar essas oportunidades em sua plenitude e investir no incremento de nossa capacidade pessoal e profissional de geração de negócios. Temos de estar preparados para o hoje, mas, sobretudo, para o amanhã. Essa boa fase tende a durar um bom tempo, mas ninguém nos garante que não haverá sobressaltos e oscilações. Não podemos ficar reféns do contexto. É importante aproveitar essa janela de oportunidades para nos preparar tanto intelectual quanto financeiramente.

Atenção aos convites repentinos para mudança de emprego. O mercado está muito aquecido e os bons profissionais têm sido caçados pelas empresas a peso de ouro. Novamente é importante um retorno ao essencial. Considere as bases e fundamentos de todas as propostas e só mude de fato se estiver convicto que o novo contexto está alinhado com seu potencial e seus valores essenciais. Nessa minha trajetória já me deparei com profissionais de performance excelente em determinada organização que quando mudam de empresa tornam-se profissionais medianos. O que acontece em situações como essa? Seguramente a pessoa não mudou. O que mudou de fato foi o contexto. Não se impressione com propostas financeiras tentadoras. Lembre-se da armadilha do foco exclusivo no curto prazo. O segredo da prosperidade está centrado no equilíbrio. É claro que é interessante ganhar um bom dinheiro no curto prazo, porém mais importante do que isso é sua felicidade e satisfação com um ambiente de trabalho próspero e alinhado com seus valores.

Não há dúvidas que vivemos em um momento econômico sem precedentes em nosso país. Também está claro, como já comentamos nesse espaço, que o ambiente é mais do que favorável para quem atua com qualidade em vendas. Não se trata aqui de ser um profeta do apocalipse. Pelo contrário, estou convicto que temos reais condições de prosperar. Só não podemos nos iludir com tudo isso e esquecer ensinamentos essenciais. Como já dizia aquele velho ditado popular: cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!