segunda-feira, dezembro 11, 2017

Ultimamente tenho me incomodado muito ao utilizar frases de efeito que são muito utilizadas. Porém, sempre me curvo a sua realidade e força de expressão: Estabilidade não existe. A mudança é uma constante.

Essa máxima se aplica tanto ao mundo corporativo, nos negócios (basta darmos uma olhada no que está acontecendo com os impactos nas empresas com as mudanças no cenário político e econômico no país), quanto e, sobretudo, em nossa vida pessoal.

Mudanças súbitas, não planejadas, mudam o rumo de uma vida inteira. Quando isso acontece a sensação é que perdemos o chão e, muitas vezes, ficamos paralisados, estáticos perante ao novo.

Isso acontece porque nós seres humanos temos uma tendência natural a privilegiar a estabilidade e controle. Nossa percepção é que é muito mais cômodo e confortável termos uma caminhada caracterizada pela previsibilidade e visão clara da evolução dos acontecimentos. Preferimos esse ritmo.

O que ocorre, no entanto, é um verdadeiro cabo de guerra, pois a realidade é muito distinta dessa pretensa estabilidade e conforto. A mudança é uma das características mais marcantes de nossa existência e está presente desde sempre. Por mais que na atualidade a velocidade crescente potencialize essa sensação, a dinâmica da mudança e seus impactos sempre incomodou e foi alvo de reflexões desde a Grécia antiga com Hieráclito.

Mudanças súbitas mudam o rumo de uma vida inteira. Sempre foi e será assim.

Mudar dói, gera desconforto, incomoda. É necessário, porém, seguir adiante. Meu poema preferido de Fernando Pessoa é aquele em que ele comenta que há um tempo onde é necessário esquecer os caminhos antigos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia – e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre às margens de nós mesmo.

Aceitar a dinâmica das mudanças e atuar proativamente para encontrar novos rumos é imperativo na jornada rumo a felicidade, rumo a sua plenitude. Afinal não podemos ficar “às margens de nós mesmo”.

Tendo a ousadia de uma licença poética, tomo emprestada outra frase do genial Fernando Pessoa e faço uma intervenção para me provocar uma atitude rumo a esse caminho:
“Mudar incomoda como andar à chuva”. Mas é necessário…

P.S. Ao compartilhar essas reflexões com você, estou, na realidade, compartilhando, em voz alta, minhas próprias inquietações. Longe de mim querer vomitar regras e conceitos como se fosse a coisa mais fácil do mundo aceitar essa realidade. No final do dia, estamos no mesmo barco. Na mesma busca.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!