fbpx

Artigos

A educação transforma

Atualmente tenho uma posição privilegiada em relação a aquisição de conhecimento, pois estou estudando e buscando novas referências diariamente devido ao projeto que lidero (meuSucesso).
Essa circunstância específica, aliada a insaciável fome que sempre tive de adquirir mais e mais conhecimento em toda minha vida, fazem com que eu seja não só testemunha, mas um agente ativo que prova a tese de que a educação tem um potencial transformador na vida de qualquer pessoa, pois ela me transformou e me transforma a cada dia.
Estou com essa visão muito clara em minha cabeça, pois estamos finalizando o Estudo de Caso com Ozires Silva e ontem foi a primeira parte do Talk Show que estamos produzindo com ele. Não quero fazer spoiler aqui, mas vale trazer algumas referências, pois em 2 horas de gravação viajei pela história do Brasil sob a ótica de uma das pessoas mais inspiradoras, lúcidas e articuladas que já conheci.
De todas as passagens a que mais me chama a atenção é justamente a visão do Ozires a respeito do potencial transformador da educação. Ao longo dos anos essa convicção se tornou a principal bandeira e causa de sua vida e ele mesmo é um agente ativo de sua tese.
Ozires nutriu, desde a infância, o sonho de fabricar aviões. Ao longo dos anos, como não havia o ofício de Engenheiro Aeronáutico no Brasil, resolveu ingressar na FAB e fazer carreira como piloto. Ocasionalmente, em um voo de rotina, quando já tinha 28 anos e era oficial da Aeronáutica, tem acesso a informação de que o ITA, que havia nascido há 8 anos, oferecia a possibilidade de uma formação em Engenharia. Ele comenta que nem dormiu à noite e ficou dentro do avião esperando amanhecer para decolar – literalmente – em busca dessa formação e de seu sonho. Foi assim que o piloto se transformou em Engenheiro Aeronáutico e, como consequência, fincou os pilares da formação da Embraer, cuja fundação foi o principal articulista e seu Presidente durante anos.
A educação transformou a vida de Ozires, transforma minha vida a todo momento e pode transformar a sua vida.
Para que esse fenômeno ocorra, no entanto, um comportamento é essencial: você deve ter humildade para estar aberto ao conhecimento. Arrogância não combina com aprendizado. Aquela frase de Sócrates, “Tudo que sei é que nada sei”, é de uma verdade avassaladora.
Minha sugestão: comprometa-se na busca incansável pelo conhecimento que irá transformar sua vida. A boa notícia é que hoje esse conhecimento está disponível e acessível em diversas fontes e formatos. É necessário, no entanto, que você desperte sua atenção e comprometimento para trabalhar proativamente nessa busca.
Esse é o melhor investimento que você pode fazer para você mesmo. O caso do Ozires é um exemplo do potencial que cada ser humano tem dentro de si. Basta alimentá-lo para que ele seja despertado.
Ah, a Embraer fatura hoje mais de R$ 15 bilhões. Veja como ao serem transformadas, as vidas podem transformar um país. Educação + Empreendedorismo é o bicho 😉

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por