segunda-feira, dezembro 11, 2017

Você acha que essa visão de que o mundo está em transformação é uma visão teórica? Ou então, que essa coisa de rupturas, uberização é um papo distante? Coisa de gringo que demorará para chegar aqui no Brasil.
Então dá uma olhada nesses dados (eu poderia citar mais centenas de referências como essa):

* Airbnb tem mais quartos disponíveis do que qualquer hotel do mundo. Sem ser proprietário de nenhum quarto
* O Netflix fatura mais do que o SBT, Band e Rede TV no Brasil.
* Em apenas 2 anos no Brasil, o Uber já conta com mais de 1 milhão de usuários e mais de 10.000 motoristas no país. Sem ter um único carro próprio nessa frota.
* Vinod Koshla, um dos fundadores da Sun Microsystem, afirma que a tecnologia substituirá 80% dos médicos no mundo.
* Mais da metade de todo tráfego da web nos Estados Unidos é de conteúdo do Netflix e do Youtube
* 78% dos brasileiros está no Facebook.
* Em média, uma pessoa interage cerca de 150 vezes com seu celular durante um dia.

É necessário despertarmos de nossa letargia imaginando que as transformações do mundo IRÃO acontecer. A realidade é que elas ESTÃO acontecendo e não é de hoje.
David Rose, um dos investidores anjo mais reconhecidos do mundo tem uma afirmação porreta: Qualquer empresa projetada para o sucesso no século XX está condenada ao fracasso no século XXI.
É espantoso como poucos enxergam essa perspectiva. Esse papo de Nova Era disso, Nova Era daquilo não existe. Esse discurso está velho. As mudanças atuais não se configuram mais em tendência. Elas são REAIS e estão acontecendo AQUI e AGORA.
Os negócios atuais, em contraposição à estabilidade tradicional, são puro caos. E nós temos de nos adaptar a instabilidade para poder aproveitar essa onda de transformações. O fato é que coabitam no mesmo ambiente estabilidade e caos. Aqueles que se adaptam melhor serão bem-sucedidos. Nunca a lógica darwiniana teve um impacto tão severo no mundo dos negócios. Corporações gigantes são destronadas por empresas e empreendedores mais ágeis em anos, por vezes, meses. Isso não está escrito nos blogs ou em livros: isso É a nossa realidade. A sua realidade.
Nosso padrão mental sempre esteve centrado na busca constante pela estabilidade e consistência nos negócios. Essa visão não combina com o atual ambiente de rupturas. Tudo está se “disruptando”. Os exemplos que citei acima são ínfimos perante a realidade atual e as perspectivas futuras.
É a Era do E em detrimento da Era do OU. Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, no mesmo ambiente e junto.

Não é à toa que toda sociedade, não só o ambiente corporativo, esteja passando por tanta instabilidade e questionamentos. Tudo está em aberto. Estamos diante de um contexto de absoluta transformação. Um contexto fascinante que, ao mesmo tempo, está repleto de ameaças e oportunidades.
Um mundo onde um jovem “maluco” tem uma ideia “maluca” junto com outros “malucos” e, de forma absoluta sã, gera uma ruptura em setores e empresas seculares. É necessário despertarmos para essa nova realidade sob o risco de ficarmos para trás e o benefício de estarmos muito adiante.
Acorda!!!!!!

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!