segunda-feira, dezembro 11, 2017

Assisti a uma aula no meuSucesso (uma de nossas First Class) que tem como tema “Como construir narrativas nos ambientes digitais” com o professor Sérgio Lage da ESPM. Essa aula está relacionada ao Estudo de Caso do Rony Meisler da Reserva.
Tive uma série de insights que irei compartilhar por aqui como faço na plataforma para os alunos do meuSucesso (aliás, sou a prova viva do poder da educação e como me transformo a cada conteúdo que estudo).
O tema tem a ver com os desafios na construção da marcas nesse contexto digital. Compartilhando:
Nesse novo contexto das mídias sociais onde o cliente tem mais voz e poder, as marcas precisam aumentar sua influência construindo diálogos com seus consumidores. Para isso é necessário um profundo entendimento das relações sociais e do comportamento dos seus clientes, aliado a um forte entendimento da essência da organização, seus propósitos e valores.
Essa tendência, que ficou conhecida como Marketing de Influência, deve contar com a utilização combinada de mídia paga e mídia gratuita, ou seja, a utilização da presença digital por meio dos canais sociais disponíveis (Facebook, Twitter, LinkedIn etc).
Mais uma vez se evidencia a importância da construção de narrativas da marca que deve ter como base sua legitimidade, já que, ao abrir esse diálogo seu nível de exposição se exponencia.
Existe pouco espaço, atualmente, para abordagens falsas ou oportunistas já que o efeito pode ser contrário com a destruição de valor percebido da marca.
Assim, a narrativa deve fortalecer seus pilares de valor, seu território de posicionamento. Com isso, sua imagem será construída por meio do alinhamento de suas iniciativas propositivas e a percepção proativa do seus clientes.
O real proprietário da marca não é seu criador e sim a sociedade representada por seus clientes e todo ecossistema.
A trajetória de Rony a frente da Reserva tem profunda relação com esse conceito já que a marca e o empreendedor privilegiam o diálogo franco e aberto com seus clientes.
Vale muito à pena estudar esse caso, pois ele é de uma atualidade e adequação ao momento incrível.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

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