segunda-feira, dezembro 11, 2017

Uma das promessas da tecnologia é que ela economizará nosso tempo com tarefas repetitivas e rotineiras liberando tempo e espaço para realizarmos outras tarefas. É inegável que essa perspectiva já acontece hoje. A questão que me parece crítica, no entanto, é: O que fazemos com esse tempo que liberamos de nosso cérebro, nosso grande HD?

Você já parou para refletir que haverá uma geração inteira tão dependente do Waze que, possivelmente, não conseguirá navegar sozinha pelas ruas de sua cidade? E a busca por novos conteúdos? Em minha época eu tinha de buscar uma biblioteca ou, para os mais afortunados, pesquisar em uma enciclopédia. E agora está tudo a um click, em qualquer dispositivo, em qualquer momento do dia, 24×7. Muito fácil e prático.

O risco desse processo é você cair na armadilha da preguiça mental e não nutrir seu cérebro com outros conteúdos, perspectivas e visões. Esse risco se potencializa quando consideramos os jovens que, mal tutorados, não tem a perspectiva de raciocinar, pesquisar, refletir e, como consequência, desenvolver análise crítica.

Paradoxal que em uma sociedade que demanda cada vez mais profundidade, poder de resolução de problemas e pensamento de novas perspectivas pode estar adotando práticas que levam a um caminho oposto caracterizado pela superficialidade e pouca reflexão crítica. O resultado é o bom e velho efeito manada, onde todos seguem a boiada sem refletir.

Uma leitura imperdível, atemporal é o “1984” do visionário George Orwell. O cara escreveu essa obra prima em 1949 e é de uma atualidade espantosa. Será que estamos vendo o nascimento de uma geração de autômatos, seres humanos que são condicionados a não refletirem e apenas seguem o status quo?

Olho aberto senão o Big Brother vai pegar (se você acha que estou me referindo ao Pedro Bial da Globo, sugiro ler Orwell ontem…).

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!