segunda-feira, dezembro 11, 2017

Toda última 6 feira do mês apresentamos o Nerdcast Empreendedor, podcast que tem como foco abordar temas relevantes sobre empreendedorismo realizado em parceria com o pessoal do Jovem Nerd.

No último programa abordamos um tema que há tempos tem me provocado e sob o qual tenho estudado muito: por qual motivo existem empresas que crescem tanto e tão rapidamente? Me refiro, sobretudo, as empresas da Nova Economia. Já se cunhou até um termo para as startups de crescimento rápido com valor de mercado acima de U$ 1 Bilhão: são as empresas Unicórnio.

Mais de 65% dessas empresas estão nos Estados Unidos (a esmagadora maioria no Vale do Silício na Califórnia) e já existem 15% na China, índice que cresce rapidamente. E no Brasil? Ainda não temos nenhuma empresa Unicórnio no país.

Me interessa muito discutir quais são as oportunidades que temos de absorver novos métodos de gestão para conseguirmos adotar práticas adequadas à nossa realidade que nos permitam entrar nesse seleto grupo de organizações e empreendedores que vão dar as cartas no mundo daqui por diante (basta vermos o impacto de empresas como Uber e Airbnb em nossas rotinas).

É evidente que existem obstáculos relevantes em nosso país que não podemos negar. O Custo Brasil é um termo que tem desdobramentos muito mais abrangentes do que simplesmente questão tributárias e de infra-estrutura. Passa pelos nossos desafios em relação a legislação trabalhista, políticas públicas de desenvolvimento etc.

Por outro lado, não podemos nos escorar nas dificuldades existentes por aqui e nos acomodar, já que aquela frase surrada é de uma verdade latente: a ameaça é do tamanho da oportunidade (me incomoda citar clichês, mas ainda não encontrei outro caminho para reforçar uma visão de forma mais abrangente).

Sugiro a todos que se aprofundem nesse tema. Estudem essa nova realidade. Procurem entender essa dinâmica.
Pratiquem a inquietude perante o novo. Como todo conhecimento adquirido, haverá aquilo que faz sentido para você e aquilo que não faz. Jogue fora o que não serve e aprofunde-se no que serve. Sem preguiça. Hard work.

Ah, e não desista perante as dificuldades impostas em nosso país. Outro clichê: quanto maior o risco, maior a recompensa. Avanti!

Segue o link do podcast, que teve como convidado o GRANDE Pedro Waengertner, para quem desejar saber mais sobre nossa visão a respeito do tema. O programa ficou bem bom.

Empresas Unicórnios

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!