segunda-feira, dezembro 11, 2017

Existe uma característica estratégica no novo ambiente de negócios que muitas vezes passa despercebido pela maioria: um dos grandes vetores na revolução atual está centrado na transformação dos modelos de negócios tradicionais.

Dê uma boa analisada nas organizações líderes dessa nova era. Observe que todas assumiram modelos de negócios distintos dos tradicionais. Dois exemplos que estão na nossa cara:

• A Netflix é uma plataforma de distribuição de conteúdo em vídeo. As organizações originais desse segmento são as emissoras de televisão cujo modelo de negócios sempre foi o da Publicidade. A Netflix não fatura um centavo de publicidade e ganha dinheiro com a venda de assinaturas.
• Como o Google ganha dinheiro? Está aí uma questão instigante. São diversas as fontes de receita do Google: publicidade, licenças, assinaturas entre outras. O que era apenas uma ferramenta de busca se transformou em uma plataforma que abraça e monetiza todo universo digital. Não há referencial na história de negócios similar.

Poderia citar inúmeros outros casos de empresas tradicionais como a Nestlé com Nespresso ou a Brastemp com as assinaturas para utilizar seu purificador de água. Também temos as novas companhias que estão arrebentando como Spotify, Wine.com entre outras.

O que chama atenção é a necessidade de um maior foco na validação do modelo de negócios de todas organizações. Sendo mais claro: é necessário avaliar a forma, os mecanismos, como as empresas ganham dinheiro.

A tecnologia trouxe uma nova realidade que não é nenhuma obra de ficção. Está mais presente do que nunca. Você tem refletido sobre esse tema em seu negócio? Se não parou para pensar nessa frente, aconselho você a correr, pois pode ser que um concorrente esteja surgindo nesse exato momento com um novo modelo de negócios que irá destruir os alicerces tradicionais do setor. Não é tarde para se mobilizar e refletir sobre oportunidades não mapeadas.

Na próxima 5ª feira, 10 de novembro, às 21h00, iremos apresentar uma aula especial aberta no meuSucesso com o foco em uma dimensão cada vez mais popular em modelos de negócios: o modelo de venda por assinatura ou receita recorrente. Convidamos o Rodrigo Dantas, empreendedor fundador da Vindi, empresa especializada em meios de pagamento, e autor do livro “Economia de Acesso” para trazer sua visão sobre o tema. O cara é um dos principais experts do tema no Brasil. Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, sugiro acompanhar essa aula. É gratuito. Basta se cadastrar no http://suces.so/s/vindi-gv

Até lá!

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

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