segunda-feira, dezembro 11, 2017

Sou apaixonado por histórias de vida (acho que dá para perceber, não é?). Além daquelas que estudo e conto no meuSucesso, sempre estou lendo biografias. E como aprendo!!

Atualmente estou lendo a biografia de Elon Musk, um dos fundadores do PayPal, SpaceX e Tesla (essa última descobri que seu status como fundador é controverso). Talvez o empreendedor de mais destaque atualmente no mundo (está ocupando a posição do Steve Jobs no ideário popular).

Um dos meus aprendizados mais impactantes ao conhecer essa história foi descobrir como o fato de o empreendedor não ter nenhuma experiência prévia nas indústrias espacial (no caso da SpaceX) e automobilística (no caso da Tesla) foi essencial para o desenvolvimento de um modelo de negócios inovador e vencedor.

É quase inimaginável você considerar essa realidade em negócios tão complexos como a fabricação de um foguete ou de um automóvel elétrico. Como é possível começar do zero esses projetos sem conhecimento prévio?

Esse é um dos paradoxos mais marcantes da nossa nova realidade: É necessário aprender a desaprender.

Só dessa forma, você dará espaço ao novo, ao disruptivo, ao original. Não à toa Jeff Bezos nunca atuou no Varejo antes de fundar a Amazon; Garrett Camp e Travis Kalanick nunca atuaram no setor de transporte antes de fundar o Uber e assim por diante.
Isso só para citar alguns casos de empreendedores emblemáticos dessa nova economia (existem muitos outros exemplos similares).

Existe outro elemento em comum que mobilizou essa galera que talvez explique o motivo de seu sucesso: todos desejavam revolucionar os setores onde escolheram atuar. Além disso, todos levam as últimas consequências sua ambição de transformar o mundo com suas obras.

Uma reflexão: a ambição pela transformação e toda motivação oriunda desse desejo é mais relevante que o conhecimento técnico em um mundo de rupturas?

Convido você a refletir sobre essa questão que muda toda a lógica de capacitação tradicional, pois, seguramente os reflexos desse movimento lhe impactarão no futuro.

Isso se já não estão impactando seu presente…

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!