fbpx

Artigos

Inteligência Artificial tão comum quanto a Eletricidade

Há cerca de 15 anos, pensadores como Nicholas Carr, preconizavam que, em breve, a internet seria tão trivial quanto a eletricidade na vida das pessoas.

Essa visão causava estranhamento e desconfiança. Afinal, a tecnologia existente era limitada, as conexões péssimas e as bandas não eram tão largas.

Pois, deu no que deu. Atualmente, ninguém tem dúvidas sobre o avanço da web na vida de todo cidadão do mundo.

Uma das importantes consequências desse movimento é a ascensão da inteligência artificial. Ela se expressa em nosso cotidiano seja por meio de modelos mais simples como na forma de algoritmos para lhe apresentar os conteúdos mais adequados ao seu perfil até em sofisticadas aplicações que permitem análise preditivas complexas.

O que era circunscrito a contextos muito específicos e técnicos estará cada vez mais presente em nosso dia a dia e, essa realidade, altera profundamente o ambiente corporativo e a sociedade.

Veja essa experiência da Oracle (#itsyourtime) lançada essa semana. A análise de manifestações na web influenciará a composição de uma música e permitirá sua autoria compartilhada com os artistas. É a tecnologia estendendo seus tentáculos por áreas inimagináveis no passado e gerando novas leituras e experiências.

A inteligência artificial será - e, acredite, já é - tão onipresente quanto a web e chamo sua atenção para o risco do estranhamento quanto a essa evolução. Muitos acreditam que essa é uma realidade para o futuro. Eu afirmo que esse futuro está mais próximo do que nunca.

Temos de nos preparar para entender o alcance dessas transformações e como nos adaptamos a elas. Fique de olho no que empresas visionárias estão preparando, pois, historicamente, são fontes de inovações importantes.

A inteligência artificial será tão comum quanto a eletricidade.

Você duvida?

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por