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Estamos no negócio de enxugar gelo

Chegamos à reta final do ano. Aqueles que já conseguiram atingir seu número anual fazem o último esforço para incrementar o resultado visando atingir aquele bônus adicional. Para outros, esses últimos dias do ano representam o último respiro para cumprirem suas metas anuais e chegarem a seu objetivo. A despeito desse foco que deve existir sempre, diga-se de passagem, faço uma sugestão a você, vendedor, que se enxerga em uma dessas situações: se não começou a planejar seu 2011, não perca tempo, comece já.
Uma das poucas certezas que tenho em vendas é que nunca (ou quase nunca para ser mais rigoroso) a meta de um ano é inferior a do anterior. Muitas vezes, no planejamento das metas do próximo exercício, pagamos o preço pelo nosso desempenho extraordinário em um determinado período. E não vá colocando a culpa na organização em que você atua. Mesmo quando atuamos como autônomos, não admitimos um resultado inferior de um ano para outro. Sempre queremos mais.
Por isso que sempre digo que nós, vendedores, estamos no negócio de “enxugar gelo”. Isso mesmo. Ao se iniciar o 1º dia do ano de 2011 retomamos nossa preocupação a todos os pontos que mereceram nossa atenção no início de 2010. É como naquelas ocasiões onde você passa por determinado episódio que tem certeza que já vivenciou, porém isso nunca ocorreu de fato. O popular dejà vu.
Pois é importante preparar-nos para esse dejà vu o quanto antes já que se deixarmos para pensar nisso só em janeiro corremos o risco de perder tempo com o planejamento quando, em muitas circunstâncias, já deveríamos estar na fase da execução. As coisas atualmente acontecem de forma muito rápida. O fato de o mercado estar aquecido faz com que nossos clientes também acelerem seus pedidos para atender suas necessidades ou demandas.
Quanto antes eu me preparar, mais cedo começo a lidar com os desafios do próximo período, mais cedo começo a encarar minhas novas metas e, mais importante do que isso, antecipo meu planejamento comercial de modo a entender qual é o real tamanho de meus desafios para 2011 (quais clientes manterão seu volume de vendas, quais clientes perderei, quantos novos clientes devo conquistar e assim por diante).
Se você superou suas metas de vendas em 2010 não perca a oportunidade de comemorar, pois temos de celebrar nossas conquistas. Se ainda falta um pouco para chegar lá, não perca o foco e lute para atingir a seu objetivo. Nos dois casos, no entanto, reserve um tempo em sua agenda para pensar 2011 e começar o planejamento para um ano que, se não se prenuncia com uma perspectiva tão espetacular quanto 2010, dá mostras que será outro bom ano para todos.

P.S. Não se esqueça nosso encontro no dia 22 de novembro às 19h30 no Teatro Eva Herz na Livraria Cultura do Conjunto Nacional para o lançamento de meu novo livro "Movidos por ideias"

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