fbpx

Artigos

Antes de acelerar faça uma parada estratégica

Os motores estão aquecidos para iniciarmos mais um ano cheio de gás. É incrível como a chegada de um novo ano nos revigora a começar tudo de novo com o coração e mente cheios de esperança.
A tendência natural é aproveitarmos a onda de otimismo e motivação e acelerarmos desde o início orientados a construir um ano excepcional. Minha sugestão: vá com calma. Antes de sair a campo de forma desembestada invista algumas horas, talvez dias de seu tempo para estruturar um planejamento para seu ano.
A ideia é refletir sobre as bases que farão com que o sonho de ter um ano excepcional efetivamente se concretize. Vou pegar emprestado um conceito que trabalho em meu livro Vendas 3.0 sobre estratégia comercial para sinalizar alguns passos importantes para esse planejamento.
O primeiro passo consiste em você definir aonde quer chegar. Defina quais são seus objetivos para o ano. Desdobre-os em metas periódicas para que você tenha uma visão de como está evoluindo com frequência e sejam possíveis correções de rota ao longo do caminho. Aqui não se trata exclusivamente de definir metas financeiras. A ideia é ter uma reflexão mais ampliada sobre o destino que você almeja para sua vida profissional e pessoal.
Um ponto relevante a respeito da definição de metas pessoais: elas devem ser ambiciosas, porém possíveis de serem atingidas. Metas muito agressivas, distantes da realidade desmotivam e geram um efeito contrário (principalmente no que tange a sua autoestima).
A partir do momento que você tem claro o destino, é hora de construir o caminho. Tão importante quanto o onde é o como se quer chegar ao seu objetivo. Reflita sobre quais as ações concretas você deve adotar visando concretizar seu sonho. Um sonho sem um plano de ações claras corre o risco de transformar-se em uma utopia. Não corra esse risco, tome as rédeas da sua vida e construa, proativamente, os fundamentos para seu crescimento.
Nesse planejamento de ações defina prazos e recursos necessários para atingir cada meta. Seja realista, porém ambicioso em cada um de seus passos.
Definidos seus objetivos e plano de ações o próximo passo é ir à luta. Agora sim você está preparado para construir seu ano excepcional. A onda de otimismo que vivenciamos em nosso país não significa que todos conseguirão aproveitar as oportunidades da mesma forma. É necessário preparação e planejamento.
Bernardinho, o ultra campeão técnico brasileiro do Vôlei, tem um mantra que cita sempre: mais importante do que o jogo é o treino. É na preparação que os jogadores simulam situações reais, podem errar e se preparam para o momento da verdade. Vamos então beber da fonte dos esportes para adotar essa postura em nossa prática. Prepare-se adequadamente e vá firme rumo à concretização dos seus sonhos.

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por