fbpx

Artigos

O Efeito Manada e seus riscos…

No livro “Uma breve história do século XX”, Geoffrey Blainey conta que um dos pesquisadores que descobriu o DNA em 1953, James Watson (o outro foi Francis Crick), declarou que o caminho que seguiram para vencer a corrida rumo a essa descoberta foi o de “permanecer distante das teses por demais discutidas”. A dupla tinha poucos recursos e estrutura e conseguiu em apenas 18 meses suplantar um desafio que foi – e será - a chave para inúmeras descobertas relevantes para nossa saúde.

Tomo emprestado essa referência do campo da medicina para explorar uma crença que para mim está cada dia mais evidente: temos de tomar muito cuidado com as verdades absolutas que se proliferam no mundo. Sobretudo no mundo da gestão.

Vivemos em um ambiente que se caracteriza pelo excesso de modismos. O avanço da influência da web em nosso dia a dia só potencializa esse comportamento, pois a cada dia surge uma onda nova. Em geral ocorre o chamado “efeito manada”. Ao identificar um novo padrão que começa a angariar seguidores, uma leva de pessoas adotam o mesmo comportamento sem uma explicação racional, tal qual o estouro de uma manada. E tome profissionais – e empresas – adotando pensamentos e práticas sem saber exatamente o motivo (você se lembra do Second Life?).

A crença cega nas verdades absolutas pode levar a pessoa ao emburrecimento, a superficialidade. Como conseqüência sua evolução pessoal – e profissional – fica comprometida na medida em que prevalece a visão tática em detrimento da estratégica. Devemos nos preparar para exercitar uma visão mais profunda, dando espaço a reflexão, ao questionamento.

Não se trata de uma tarefa fácil, pois é muito mais cômodo seguir o rumo da manada e deixar-se levar. O fato concreto, porém, é que agindo dessa forma seu crescimento dependerá da evolução de seu grupo de referência. E é bom estar claro que evolução nem sempre é sinônimo de crescimento. É só termos em mente aquela frase pronta muito utilizada em hospitais e periódicos: o quadro do paciente evoluiu para o óbito.

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por