fbpx

Artigos

Olho no futuro com os pés no presente

Muitas vezes a realidade do dia a dia é tão árdua que alguns preferem o escapismo desviando a mente para outros contextos. Um dos comportamentos mais habituais nesse sentido é a fuga para o passado. O sintoma mais claro é a nostalgia e se expressa no seguinte pensamento: antigamente as coisas eram muito melhores.

Existe uma outra dimensão, no entanto, que quero evidenciar agora, pois muitas vezes passa despercebida: o escapismo para o futuro. Ele se expressa por aquela percepção de que no futuro tudo será melhor. Um dos reflexos perversos desse pensamento é que, frequentemente, ele traz a perspectiva de que basta aguardar que algo mágico acontecerá em um tempo futuro e as coisas melhorarão.

Não caia nessa armadilha. O futuro é construído no aqui e agora. Ele começa a ser edificado a partir de passos que você dá hoje, decisões que você toma no presente. O desafio é que esse futuro não é garantido. Sobretudo em um contexto de mudanças rápidas e rupturas, você não tem garantias. Por outro lado, existem tendências, perspectivas, possibilidades que estão a seu alcance que podem e devem ser influenciadas por sua ação.

Ao estudar a história de empreendedores cuja trajetória nos trazem lições riquíssimas, reconheço um padrão: todos sempre estão com um olho no futuro e os pés bem fincados no presente. Sonho sem execução é devaneio.

E você, qual passo concreto irá dar hoje para construir o seu futuro próspero? Não vale ficar só na esfera das ideias. Tem de ser uma ação concreta. Qual é a sua escolha?

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por