fbpx

Artigos

Quando teremos uma empresa Unicórnio brasileira?

Toda última 6 feira do mês apresentamos o Nerdcast Empreendedor, podcast que tem como foco abordar temas relevantes sobre empreendedorismo realizado em parceria com o pessoal do Jovem Nerd.

No último programa abordamos um tema que há tempos tem me provocado e sob o qual tenho estudado muito: por qual motivo existem empresas que crescem tanto e tão rapidamente? Me refiro, sobretudo, as empresas da Nova Economia. Já se cunhou até um termo para as startups de crescimento rápido com valor de mercado acima de U$ 1 Bilhão: são as empresas Unicórnio.

Mais de 65% dessas empresas estão nos Estados Unidos (a esmagadora maioria no Vale do Silício na Califórnia) e já existem 15% na China, índice que cresce rapidamente. E no Brasil? Ainda não temos nenhuma empresa Unicórnio no país.

Me interessa muito discutir quais são as oportunidades que temos de absorver novos métodos de gestão para conseguirmos adotar práticas adequadas à nossa realidade que nos permitam entrar nesse seleto grupo de organizações e empreendedores que vão dar as cartas no mundo daqui por diante (basta vermos o impacto de empresas como Uber e Airbnb em nossas rotinas).

É evidente que existem obstáculos relevantes em nosso país que não podemos negar. O Custo Brasil é um termo que tem desdobramentos muito mais abrangentes do que simplesmente questão tributárias e de infra-estrutura. Passa pelos nossos desafios em relação a legislação trabalhista, políticas públicas de desenvolvimento etc.

Por outro lado, não podemos nos escorar nas dificuldades existentes por aqui e nos acomodar, já que aquela frase surrada é de uma verdade latente: a ameaça é do tamanho da oportunidade (me incomoda citar clichês, mas ainda não encontrei outro caminho para reforçar uma visão de forma mais abrangente).

Sugiro a todos que se aprofundem nesse tema. Estudem essa nova realidade. Procurem entender essa dinâmica.
Pratiquem a inquietude perante o novo. Como todo conhecimento adquirido, haverá aquilo que faz sentido para você e aquilo que não faz. Jogue fora o que não serve e aprofunde-se no que serve. Sem preguiça. Hard work.

Ah, e não desista perante as dificuldades impostas em nosso país. Outro clichê: quanto maior o risco, maior a recompensa. Avanti!

Segue o link do podcast, que teve como convidado o GRANDE Pedro Waengertner, para quem desejar saber mais sobre nossa visão a respeito do tema. O programa ficou bem bom.

Empresas Unicórnios

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por