fbpx

Artigos

O conceito de empresa válida

Minha experiência de quase 10 anos na HSM foi muito fértil em várias frentes. Uma das mais gratificantes foi o universo de pessoas que conheci e que influenciaram – e continuam influenciando – decisivamente minha mentalidade.

Uma dessas pessoas que se transformou em uma de minhas referências intelectuais é o professor José Carlos Teixeira Moreira, fundador da Escola de Marketing Industrial e um dos percursores no Brasil a explorar o tema de negócio B2B (vendas de empresa para empresa).

Ontem estive com ele em mais um encontro intitulado Usina de Valor. Me revigoro nesses momentos ao tomar contato com conhecimento e crenças tão essenciais. Há mais de três décadas o professor tem ensinado aos principais líderes empresariais do Brasil o conceito de empresa válida.

A tese é que só é sustentável a organização que é capaz de criar valor a sociedade em todas suas frentes de atuação. São 8 as diretrizes de uma empresa válida:

• Criar produtos de valor para os clientes escolhidos
• Criar relações significativas com clientes, colaboradores e acionistas
• Criar e manter clientes satisfeitos
• Praticar princípios de conduta considerados exemplares pela sociedade
• Usar os recursos de maneira produtiva
• Criar, administrar, manter e desenvolver talentos
• Evoluir deliberadamente
• Gerar lucro admirável e merecido aos olhos da sociedade

Me chama mais atenção ainda essa visão e ensinamentos em tempos de tormentas onde práticas espúrias de empresas tradicionais são descortinadas e suas entranhas são expostas de forma nua e crua.

Encontros como o que eu tive ontem, fortalecem minha crença de que existe um caminho de prosperidade muito mais sustentável do que esse que se evidenciou – felizmente – nos processos e operações judiciais que parece serem inacabáveis.

É necessário explorarmos, discutirmos e termos contato com esse conhecimento e líderes como o professor José Carlos Teixeira Moreira. Gente que constrói o Brasil que dá Certo. O meu velho e bom Brasil Invisível.
Sugestão: pesquise, leia os livros e tenha acesso ao conhecimento desse cara. Te garanto que irá crescer demais. Testemunho pessoal.

Contato

Contatos profissionais para palestras, mentorias e outros projetos:

Me encontre nas redes sociais

Deixe uma mensagem:





    Sandro Magaldi © Copyright 2022 I Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por