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Saiba como Thái Nghiã, fundador da Goóc e um dos caras mais resilientes que conheço, está encarando a crise

Essa semana promovemos, com muito sucesso, nosso primeiro evento do ano. Além da apresentação do emocionante documentário e Talk Show com Vilmar Ferreira, fundador da Aços Cearense e nosso Estudo de Caso atual, promovemos um bate papo com 3 empreendedores da pesada: Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel; Eduardo Lyra, do Gerando Falcões e Thái Nghiã, da Goóc.

Esse último trouxe uma visão muito relevante sobre como tem encarado a crise no seu negócio que gostaria de compartilhar com você.

A história do Thái é um épico. Refugiado do Vietnã passou por toda sorte de adversidades até encontrar na Goóc a concretização de sua visão de mundo. O Thái é o típico empreendedor idealista que não abre mão de seus ideais na concretização de seu projeto.

No evento ele apresentou a receita com a qual decidiu lidar com a crise atual e construir um 2017 próspero. Ele irá atuar em cima de 4 Ps (não são os 4 Ps do Marketing):

• Pessoas
Um ambiente muito instável influencia de forma marcante todas as pessoas sem exceção. Os impactos podem gerar desestabilidade emocional e dificuldade adicional para lidar com um contexto que já adverso por natureza. É necessário cuidar de si mesmo, investir em autoconhecimento para se fortalecer. O Thái é adepto da meditação como uma das formas de se chegar a esse objetivo, porém qualquer estratégia que contribua para o fortalecimento pessoal é válida

• Processos
É necessário rever todos os processos para tornar a empresa o mais ágil possível e centrada no cliente. Thái citou o exemplo da revisão do processo comercial da Goóc que envolve a migração de toda força de vendas de uma abordagem transacional para uma mais orientada ao cliente, buscando enxergar as nuances de seu negócio e otimizar a participação da Goóc como fonte geradora de lucratividade (lembrando que o cliente típico da Goóc são lojistas e varejistas de calçados em geral)

• Produto
Como a instabilidade econômica gera impactos no poder de compra dos consumidores, é necessário rever a formatação de produtos e política de preços. O objetivo é não perder proximidade com clientes tradicionais que, em situações como essa, podem derivar sua atenção e consumirem produtos concorrentes mais baratos. Thái adotou a política de lançar produtos mais acessíveis para manter sua influência junto aos clientes

• Mercado (Place)
Thái buscou novos canais de distribuição para seu produto visando estar mais próximo do cliente. Encontrou um segmento composto por bazares, papelarias e similares que permitiram aumentar a capilaridade do produto. Esse novo canal gerou uma lucratividade menor ao negócio, pois estão sendo desenvolvidos do zero, porém, o aumento da distribuição compensa essa perda.

Gostei muito dessa visão didática que o Thái compartilhou conosco.
Aproveitei o evento para reforçar aquele que é um dos meus principais insights ao estudar a trajetória de Thái: não delegue sua felicidade a ninguém ou a algo como uma crise.

Só você é responsável por ela. It is up to you!

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