Todos somos diferentes!

28 setembro 2016

A Paralimpíadas do Rio nos trouxe lições incríveis. Um dos aspectos mais relevantes, em minha opinião, foi constatar o alto nível de engajamento das crianças com o evento e seus protagonistas. Essa evidência nos traz insights muito ricos, afinal a criança não tem preconceitos e, com isso, reconhece todo esforço desses atletas extraordinários sem conhecimento pré-concebido. Infelizmente, essa lógica não está presente e disseminada no “mundo dos adultos”.

Devemos tomar a lição do evento paralímpico e sua perspectiva altamente inclusiva como referência para o mundo corporativo. Recentemente tive contato com a triste realidade de uma organização que para cumprir sua cota de deficientes, realiza contratações sem um cuidado prévio e, via de regra, destina esses colaboradores a subempregos. “O negócio é cumprir a cota!”. Triste e burra realidade.

Recente pesquisa realizada pela consultoria McKinsey mostra que empresas que adotam a inclusão de deficientes intelectuais como um de seus pilares conquistam maior reputação junto a seus colaboradores e, como consequência, maior engajamento e sentido de pertencimento.

Temos de mudar essa lógica no mercado corporativo e abraçar a diversidade. A inclusão de pessoas com qualquer deficiência deve obedecer a mesma lógica de qualquer contratação. Afinal, todos somos diferentes! Essa discussão deve ser estimulada e compartilhada entre todos os agentes do mercado corporativo e o empreendedor é um dos atores que tem condições de mudar essa realidade com sua ação direta em seu negócio.

Considerando a relevância do tema, iremos produzir no meuSucesso.com um programa especial com esse foco. Teremos o Cássio Clemente, Presidente do Conselho da APAE com uma visão prática dos benefícios desse alinhamento e mais dois convidados, que são diferentes como qualquer um de nós, porém com limitações físicas maiores do que a média da população. A ideia é discutir o tema sem paternalismo ou mimimi, mostrando os caminhos para essa adaptação.

O programa irá ao ar em Outubro. Se você é aluno do meuSucesso.com e deseja participar da gravação que acontecerá na próxima 5ª feira, 29/09, às 15h00 em nosso estúdio, basta ir ao post fizemos na timeline de nossa network na plataforma e se candidatar a estar conosco. Será um prazer termos sua presença nesse encontro tão relevante que espero que seja o primeiro de uma grande onda de discussões sobre o tema.

Afinal, todos somos diferentes!