segunda-feira, dezembro 11, 2017

O “Velho Guerreiro”, Abelardo Barbosa, o Chacrinha tornou essa frase celebre. Os mais jovens talvez nem saibam de quem se trata, porém o “Programa do Chacrinha”, exibido nas tardes de Sábado, foi um dos programas musicais mais populares da TV na década de 80.
Pois bem, mesmo sem saber, o Chacrinha estava usando da sabedoria popular para criar uma expressão tão importante no mundo dos negócios. Se comunicar bem é indispensável. Mais do que uma expressão, essa deve ser uma atitude adotada tanto pelas empresas quanto por seus profissionais.
Stephen Covey, aclamado autor do best seller “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, cita a capacidade de ser compreendido como um dos hábitos indispensáveis para o sucesso profissional (ele chama isso de comunicação empática). Quantas vezes você já não se pegou fazendo alguma atividade desnecessária pelo fato de não ser bem entendido por seu interlocutor? Quantas vezes você já não percebeu que seu cliente não adquiriu sua oferta pelo fato de não ter entendido sua real proposta de valor? Quando isso ocorre, normalmente, colocamos a culpa por essa falha de entendimento no nosso interlocutor (como ele pode não ter entendido nada do que eu disse?). Porém é importante estar claro que a responsabilidade por se fazer entendido é nossa e não da pessoa com quem estamos nos relacionando.
Nós temos de nos colocar na pele de nossos clientes e entender qual a melhor forma para que a nossa mensagem seja clara e interpretada adequadamente. Se não nos comunicarmos adequadamente e nosso cliente não perceber o valor embarcado em nossa oferta ele simplesmente ignorará esse valor e tenderá a migrar sua atenção para o preço (certamente você já conhece esse enredo, não é?). Pois, sempre que o cliente adotar esse comportamento é importante você refletir sobre a forma como você comunica o valor de sua oferta.
Não se trata de tarefa complexa, mas que, porém, requer atenção e cautela. É só seguir o conselho do “Velho Guerreiro”.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

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