segunda-feira, dezembro 11, 2017

Chega o fim do ano e cá estamos encerrando mais um ciclo. Nos encontramos agora no tradicional momento de refletir sobre nosso ano e planejar o próximo ciclo. Pois esse ano eu tenho uma sugestão para você: não planeje 2014. Aproveite a oportunidade para planejar sua vida, construir seu futuro, sonhar grande.
Me permita um minuto de sua atenção para explanar com mais detalhes sobre os motivos dessa sugestão. Nélson Rodrigues costumava dizer que brasileiro tem síndrome de vira lata. É óbvio que esse comportamento é resultado de nossa própria história. Durante séculos nosso modelo mental sempre teve o foco em desenvolver estratégias para nossa sobrevivência, pois o dia do amanhã era totalmente incerto e, por mais que trabalhássemos orientados ao crescimento, o risco de surgir uma nova crise ou um novo plano econômico sempre foi eminente. Valia a estratégia (?) da sobrevivência.
Pois ouso afirmar que vivemos agora um contexto totalmente distinto muito mais promissor.
Um ambiente onde florescem casos de sucesso e a prosperidade nunca foi alvo de tantas pessoas. Não, não estou sendo hipócrita ou leviano ao não reconhecer as enormes limitações de nossa sociedade. Tampouco meu discurso tem qualquer conotação política. Meu foco aqui é trazer à tona a visão das possibilidades. Paradoxalmente aos enormes desafios presentes no nosso país convivemos com um universo de possibilidades até há pouco inimagináveis.
É hora de mudarmos nosso modelo mental. Basta de refletirmos exclusivamente sobre nossa sobrevivência. O fato de termos um ambiente repleto de oportunidades não significa que todos aproveitarão essa chance com a mesma intensidade. É necessário construir os alicerces para seu caminho rumo a tão sonhada prosperidade.
É por isso que sugiro que você aproveite essa pausa anual para refletir não sobre o próximo ano, mas sobre as próximas décadas de sua vida.
Comece essa jornada refletindo sobre qual o significado de sucesso para você. Para alguns sucesso é sinônimo de riqueza material, dinheiro. Para outros é sinônimo de estabilidade familiar, amizades. Como esse pensamento é de foro íntimo e pessoal, cada um chegará a sua resposta. Não deixe de se aprofundar nessa busca. Invista no autoconhecimento para que você consiga estar seguro da visão que irá construir. Não se auto engane com respostas fáceis. Encontre sua verdade indo fundo a sua essência.
A partir daí construa a ponte rumo ao seu pote no fim do arco íris. Não seja inflexível nessa caminhada. Encontro o seu próprio caminho e aproveite sua jornada.
Um último conselho: sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. Não perca a oportunidade de sonhar grande, pensar alto, idealizar um futuro que faça sentido para você. As condições para essa caminhada estão postas. Agora cabe a você aproveitar essa janela de oportunidade. Afinal, você merece.
Tenha um grande 2014 e um futuro repleto de felicidade e prosperidade.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

1 Comment

Anne Ricarte dezembro 26, 2013 at 8:46 pm

Analisando o seu texto é de bastante proveito.Pois somos acostumados a pensar e planejar nossa vida em um ciclo anual, daí planejamos o nosso dia a dia para alcançar o pote de ouro no fim do ano.Já sonhamos pequeno e dá trabalho e então porque não sonhamos e nos planejarmos de forma grandiosa? Vai dar o mesmo trabalho!!! Pensar em longo prazo e fazer do seus anos a ponte para chegar ao tão desejado bem estar.
Será mais um desafio…sonhar, planejar, agir de modo a construir minha grande decênio.

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!