segunda-feira, dezembro 11, 2017

Na semana passada, uma entrevista de Renato Gaúcho, técnico campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio gerou polêmica no meio futebolístico. Nela, o controverso treinador e ídolo do tricolor gaúcho, afirmou “quem sabe, sabe…quem não sabe, vai para a Europa estudar”.

A polêmica girou em torno do fato de muitos treinadores e esportistas estarem, com uma frequência inédita no país, realizando reciclagens e intercâmbios em bem-sucedidos clubes europeus.

Não fazendo nenhum tipo de análise de juízo a respeito do Renato Gaúcho, que sempre gostou de polêmicas em toda sua carreira, trata-se de uma visão que vale à pena refletirmos, pois ela está mais introjetada no senso comum do que parece.

Existe uma visão de que só a prática cria valor. Essa corrente preconiza que não é necessário estudar, recorrer a outras fontes, pois o aprendizado acontece apenas no exercício da atividade de cada um.

Essa crença está muito atrelada a uma visão ultrapassada da educação que está baseada na interpretação de que o aprendizado ocorre apenas nos meios formais, dentro das quatro paredes de uma sala de aula. Assim, reconhecendo as limitações e incompletude desse modelo, cunhou-se a constatação de que só a prática basta.

Está claro que a prática é a faceta mais rica do processo de aprendizado (não à toa ela é a base do projeto que lidero). No final do dia, é nela que tudo desemboca. Aprendizado sem ação não é aprendizado.

Por outro lado, é imperativo reconhecermos a riqueza da união de todas as fontes de conhecimento que temos disponível para aprimorarmos constantemente nosso saber. Como é bem de seu estilo, a afirmação de Renato Gaúcho soa prepotente, arrogante. A convicção primária do crescimento é a humildade de reconhecer nossas lacunas e aprender constantemente.

É evidente que o sistema tradicional de educação não atende a nossas necessidades nos dias atuais. Por outro lado, negligenciar a importância do aprendizado é de uma miopia assustadora.

Sempre comento que a frase que melhor me define e é a força motriz de minha inquietude perante o aprendizado é aquela atribuída ao filósofo grego Socrátes (já que estamos falando sobre futebol…): Tudo que sei é que nada sei.

Dessa vez, em minha opinião, o “professor” Renato Gaúcho piso na bola feio…

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!