segunda-feira, dezembro 11, 2017

VENDA!

Comecei a trabalhar com 18 anos com meu tio vendendo amendoim confeitado, balas e pirulitos para Distribuidores Atacadistas na periferia de SP. Sempre fui um vendedor.

Fiz pós-graduação e mestrado acadêmico. Minha tese foi sobre vendas.

Sou um autor de um livro sobre o tema (praticamente 2, pois a 2a edição foi quase toda reescrita).

Tudo que conquistei tanto material quanto intelectualmente tem um elemento em comum: vendas.

Faço todo esse preâmbulo para fortalecer um conselho: aprenda a vender. Se você já vende, nunca pare de estudar para aprimorar sua prática.

Esse conselho vale para qualquer faixa etária: se você é jovem, comece agora mesmo, não perca tempo; se você já tem mais experiência, nunca é tarde para começar.

Essa convicção veio, novamente, à tona ao observar os efeitos advindos da atual instabilidade econômica em nosso país.

A capacidade de vender gera liberdade e autonomia. Ela é útil para qualquer contexto: se aplica para a carreira executiva ou empreendedora.

É evidente que nem tudo são flores. Mas, afinal, qual escolha não envolve desafios? Tome cuidado com os mitos e a falsa percepção de estabilidade.

Você pode estar se perguntando como desenvolver essa competência. A resposta é simples: vendendo.

Se dedique a alguma atividade que envolva vendas. Pode ser alguma relacionada a venda direta ou, até mesmo, a economia informal. A prática é imbatível.

Alie ao exercício prático a aquisição de conhecimento. Existem inúmeras fontes de conhecimento disponíveis na web. Algumas pagas e outras gratuitas. Procure bons curadores e, com o tempo, você conseguirá separar o joio do trigo.

Exercite, pratique, se desenvolva.

A chamada “crise” é passageira. Aproveite a oportunidade para desenvolver habilidades que sejam permanentes, perenes.

O esforço compensa. Bora vender!!

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

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