segunda-feira, dezembro 11, 2017

Há uma tese que afirma que os índios das Ilhas caribenhas não identificaram a chegada dos navios de Cristóvão Colombo em suas terras.
O motivo de terem ignorado uma imagem que certamente não passaria batido para nenhum indivíduo atualmente é instigante: como nunca tinham tido essa referência em seu repertório, não tinham a percepção clara acerca do que era um navio.

Eles simplesmente ignoraram a presença daquele fenômeno não identificado porque não o conheciam.

Verídica ou não, já que não existem evidências incontestes de que realmente aconteceu dessa forma, a história nos traz uma metáfora riquíssima para nossa reflexão.

Todo ser humano tem muita dificuldade em reconhecer aquilo que não está presente no seu repertório.

Essa dinâmica é muito atual ao nos deparamos com a dificuldade que muitos têm em reconhecer as intensas transformações por qual passa a sociedade com impacto determinante no ambiente empresarial.

Nesse domingo fiz um exercício. Peguei um jornal dominical (sim, ainda leio jornais diariamente) e procurei identificar apenas algumas matérias que exploravam transformações importantes advindas desse novo contexto.

Nessa breve pesquisa cheguei a 3 notícias muito concretas:
* O final do dinheiro na China (as cédulas estão sendo rapidamente substituídas pelo pagamento por meio do celular)
* A mudança causada no mercado editorial com os ebooks que geram um novo comportamento do leitor digital
* O carro auto-dirigido integrado ao transporte público das grandes metrópoles do mundo até 2020

Veja, apenas em uma edição de um periódico, temos três notícias que mostram o potencial de transformação por qual passa a sociedade advindo do potencial da tecnologia. Todas notícias são muito concretas e já fazem parte no nosso dia a dia. Não se trata de um exercício utópico de futurologia.

A pergunta que eu faço é: Você está conseguindo enxergar essa transformação?
Mais importante ainda: você está se preparando para integrar-se a esse ambiente?

É natural que, pelo fato dessas transformações fazerem parte de uma nova paisagem, existam maiores dificuldades na decodificação do alcance das mudanças.

É necessário, no entanto, estarmos mais atentos do que nunca.

A história diz que os índios perceberam uma ondulação diferente no oceano, mas preferiram ignorar a paisagem. Quando se atentaram mais ao fenômeno e conseguiram identificar o movimento já era tarde demais. Os tripulantes já estavam preparados para a invasão e o restante da história você já conhece bem.

Cuidado com o senso comum que lhe leva a zona de conforto. Procure enxergar todas as nuances das mudanças e não espere, impassível, a chegada dos invasores.

Uma certeza eu tenho: Eles virão.

Sandro Magaldi é CEO e co-fundador do meuSucesso.com, a maior plataforma de empreendedorismo do Brasil impactando milhões de empreendedores mensalmente. É considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do país e autor do livro “Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização” definido pelo Pai do Marketing moderno Philip Kotler como “um daqueles livros que nos faz pensar”.

0 Comments

Leave a Comment

Magaldi nas redes:

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Twitter

Newsletter

Assine minha lista e receba, em primeira mão, todas as novidades que passarem por aqui!