Não confunda movimento com evolução

18 novembro 2013

DruckerEssa frase é de um dos pensadores mais brilhantes da história dos negócios e uma das personalidades que mais admiro e estudo: Peter Drucker.
Incrível como, mesmo sendo cunhada há mais de décadas, ela está mais atual do que nunca.
É inegável que uma das principais mudanças na sociedade que afetou em cheio o mundo corporativo foi o incremento da velocidade a um nível inimaginável no passado (você se recorda quanto tempo uma mensagem demorava para chegar a você quando não havia o celular? Pois não faz mais do 15 anos e era assim. Pouco tempo, não é?).
Atualmente, com a popularização da internet e dos meios de comunicação em geral, temos sempre a perspectiva de "estarmos ficando para trás", pois nunca conseguimos ter acesso a todas informações disponíveis para tomar uma decisão.
Como resultado, existe a tendência de eu sempre me movimentar na buscar por referências ou alternativas. É necessário muita atenção a esse comportamento. Em todos os contextos, e no mundo corporativo não é diferente, é necessário consolidar suas realizações, ideias e projetos. E isso leva algum tempo.
Em algumas situações o comportamento errático se traduz em superficialidade, pois sempre estamos buscando a "nova onda".
Como já comentei em um dos meus posts anteriores, confio que estamos em uma era onde o pensar, refletir, dedicar tempo e profundidade a questões complexas é fator crítico de sucesso para empreendedores e profissionais.
É evidente que a antítese desse comportamento não é exequível. Temos de andar rápido, acompanhar a velocidade das mudanças, estar atento ao comportamento dos nossos concorrentes e nossos clientes, porém, mais uma vez reitero a máxima do guru dos gurus da administração: "Não confunda movimento com evolução".
Não perca a oportunidade de investir em você mesmo para ter condições de lidar com os temas complexos que se apresentam com profundidade.
Seguramente você terá uma vantagem competitiva seja como empreendedor ou profissional, pois, atualmente, profundidade é um artigo em falta no mercado