O novo Líder

13 junho 2018

Recentemente, publiquei no meu canal do LinkedIn um trecho do Talk Show que produzimos para o "Gestão do Amanhã" que tem como protagonista a Sofia Esteves e o tema Liderança  e o novo perfil do Líder (no total são 10 vídeos que compõem essa série de programas de cerca de 40 minutos e são acessíveis via QR Code para os leitores da obra).

O post teve grande repercussão e engajamento. Me chamou a atenção alguns comentários. Veja no link.

É inegável, e não é nenhuma novidade, a incredulidade dos líderes no Brasil.

Essa descrença, que é endêmica no ambiente político, assola também o empresarial - como não poderia ser diferente.

É importante estar clara a visão que passamos pela consolidação de um novo paradigma na sociedade e estamos no epicentro da migração. Nesse momento, se encontram o novo modelo e o tradicional.

É o chamado "Ponto de Bifurcação" quando dois sistemas - o consolidado e o novo - se encontram no mesmo espaço tempo.

O resultado: Confusão, Caos, Incerteza.

Enquanto o novo sistema não desloca o primeiro a situação é altamente instável.

Isso explica, me minha opinião, a descrença generalizada sobre o papel do líder.

Essa visão se evidencia em alguns comentários do post de pessoas que demonstram sua visão que "não tem jeito", "é e sempre será assim", dentre outras percepções acerca do novo líder.

Tenho a opinião que estamos passando pela transição e, por esse motivo, temos uma realidade difusa que reúne o perfil mais tradicional, centralizador, autoritário, com um novo perfil mais democrático, focado no empoderamento das pessoas.

Cabe a nós incentivar os modelos mais corretos e, mais importante do que tudo, não se submeter a modelos de líderes que não estão alinhados com seus valores.

Se não estiver alinhado: demita seu líder 😉